segunda-feira, 10 de novembro de 2008
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Época 2008/2009 (Sub-16 e Sub-19 Femininos)
No passado dia 1 de Setembro deu-se início oficialmente à epoca 2008/2009 no Basquete Clube de Pombal.
As equipas femininas do escalão de Cadetes (Sub-16) e Junióres (Sub-19) serão orientadas pelo prof. Luís Correia, continuando o trabalho iniciado na época passada.
O plantel da equipa de Cadetes é composto por 10 atletas, mantendo-se 8 atletas da época passada, juntado-se 2 novas atletas.
O plantel da equipa de Junióres é composto por 9 atletas,sendo 4 atletas oriundas do escalão de Cadetes e 5 novas atletas no clube.
As equipas femininas do escalão de Cadetes (Sub-16) e Junióres (Sub-19) serão orientadas pelo prof. Luís Correia, continuando o trabalho iniciado na época passada.
O plantel da equipa de Cadetes é composto por 10 atletas, mantendo-se 8 atletas da época passada, juntado-se 2 novas atletas.
O plantel da equipa de Junióres é composto por 9 atletas,sendo 4 atletas oriundas do escalão de Cadetes e 5 novas atletas no clube.
Os objectivos da equipa de Cadetes são de renovar o título de Campeão Distrital e de melhorar o 5º lugar obtido na Taça Nacional de Cadetes - Zona Norte - da época anterior.
Os objectivos da equipa de Junióres são essencialmente, a consolidação de um novo grupo de Junióres e de representar o clube, em todas as competições envolvidas, de uma forma digna e que orgulhe os pais,dirigentes e treinadores.
segunda-feira, 12 de maio de 2008
Taça Nacional de Cadetes - 13ª Jornada
No passado dia 10/05/08 defrontámos a equipa da Telecom Coimbra, representante do distrito de Coimbra, classificada em 3º lugar.
Após a pior jogo desta época na 1ª volta, tentámos corrigir a nossa imagem neste confronto.
Entrámos novamente mal na partida, fruto da pressão exercida pela nossas adversárias, com um número elevado de bolas perdidas (15!) que permitiu que os nossos opositores se distanciassem no resultado e terminássemos o período a perder por 6-24.
Após a pausa e, após uma mudança defensiva, conseguimos equilibrar o 2º período, tendo, com um parcial de 20-19, diminuido a diferença no marcador para 17 pontos.
Nestes 10 minutos conseguimos uma percentagem de lançamento de 41% e diminuímos o número de bolas perdidas o que permitiu equilibrar o período.
Após o intervalo repetimos a má exibição do 1º período e, fruto de uma maior intensidade do jogo, não conseguimos equilibrar a partida tendo o resultado final do 3º período (34-59) reflectido a diferença das equipas.
O 4º período foi a continuidade do que se passado até ao momento e o resultado final (48-83) espelha a actual diferença das equipas e dos distritos.
Colectivamente a equipa entregou-se sempre, nunca virando a cara à luta e disputando cada posse de bola. A equipa denota alguma falta de experiência, sobretudo com equipas que jogam a um ritmo mais elevado, factor que teremos obrigatóriamente de melhorar.
Individualmente destacou-se a atleta Mafalda Fontes (11 pontos),tendo saído lesionada.
Um palavra de agradecimento aos pais que acompanharam as atletas e a todas as pessoas envolvidas na assistência à atleta que saíu lesionada.
P.S.:A atleta que saíu lesionada (Mafalda Pontes) já recuperou e regressou ontem aos treinos.
domingo, 4 de maio de 2008
Taça Nacional de Cadetes - 12ª Jornada
O jogo disputado no dia 04/05/08, no Pavilhão da Redinha, iria servir de teste à nossa evolução relativamente às exibições da 1ª volta. A recepção ao G.D.B. de Leça era um teste difícil mas determinante.
Tinhamos melhorado os resultados relativamente à 1ª volta e a expectativa era enorme.
Iniciámos o jogo bastante nervosos mas equilibramos o jogo até aos 5 minutos do período inicial. A 2ª metade do 1º período foi determinante e com um parcial desfavoravél (16-3) veio ao de cima a nossa inexperiência e falta de pacîência em momentos chaves do jogo. A equipa intraquilizou-se e terminámos com um score desfavorável (10-23).
No 2º período comecámos a tentar resolver individualmente situações que só conseguiriamos colectivamente e, fruto da qualidade e experiência das nossas adversárias, fomos para o intervalo com um diferença desfavorável de 24 pontos (16-40), com apenas 16 pontos!!! marcados.
Após o descanso mudámos a nossa atitude e, fruto de um jogo mais colectivo, conseguimos ganhar o 3º período (19-17) reduzindo o score para 35-57.
No 4º período disputámos e lutámos até ao último segundo, terminando com um resultado negativo (47-71) que valeu pela exibição da 2ª parte.
Parabéns ao G.D.B. de Leça pela justa vitória e boa sorte para a próxima fase.
Colectivamente estivémos muito abaixo do exigivél e que este jogo sirva de lição para percebermos que temos que funcionar sempre como grupo...
Obrigado aos pais pelo apoio, que foi determinante para a recuperação das atletas durante o intervalo...
O presente (vitória) do Dia da Mãe ficou adiado para o ano...
Taça Nacional de Cadetes - 11ª Jornada
No dia 1 de Maio deslocámo-nos à cidade berço para defrontrar o Vitória S.C. num jogo que poderia garantir o 2º objectivo da época - 5º lugar na Taça Nacional.
A pressão de ganhar criou alguma ansiedade e jogámos o 1º período de uma forma nervosa e atípica. Apenas convertemos 4 lançamentos de 2 pontos a terminámos o período com uma desvantagem no marcador de 3 pontos (8-11).
P.S.: Um muito obrigado aos dirigentes do Vitória S.C. pela forma como fomos recebidos.
A pressão de ganhar criou alguma ansiedade e jogámos o 1º período de uma forma nervosa e atípica. Apenas convertemos 4 lançamentos de 2 pontos a terminámos o período com uma desvantagem no marcador de 3 pontos (8-11).
Após alguma correcções e alternâncias defensivas fizemos um brilhante 2º período com um parcial (21-4) que permitiu chegarmos ao intervalo com uma justa vantagem de 14 pontos (29-15).
Este resultado tranquilizou a equipa que entrou no 3º período determinada a manter e,se possivél, aumentar a vantagem. Este facto levou a que aumentássemos a vantagem para 24 pontos no final deste período de jogo (45-21).
No 4º período mantivémos o ritmo e com um parcial de (21-9) chegámos a uma vitória difícil (66-30) que devemos ao empenho demonstrado.
Colectivamente revelámos uma maturidade competitiva que é sinónimo de uma evolução positiva na época.
Individualmente, destacaram-se as atletas Rafaela Freitas (7 pontos;4 bolas recuperadas) e Inês Santos (10 pontos;83% de lançamentos convertidos).
Uma palavra de agradecimento aos pais que nos acompanharam e ao divinal lanche no magnífico parque da cidade de Guimarães...
Luís Correia (Treinador do B.C. de Pombal
P.S.: Um muito obrigado aos dirigentes do Vitória S.C. pela forma como fomos recebidos.
Taça Nacional de Cadetes - 10ª Jornada
Na deslocação a Paços de Brandão, no dia 27/04/08, conseguimos fazer o melhor jogo da época contra o adversário colocado em 1º lugar -o G.R.I. Brandoense.
Apesar de um mau início de jogo, conseguimos recuperar no final do 1º período para uma diferença de 4 pontos (14-18) que nos permitia disputar o resultado. O número elevado (16) de bolas perdidas deveu-se à pressão do adversário e a uma transição deficiente que foi corrigida após o desconto de tempo. O 2º período foi bastante parecido com o inicial, com um resultado de 27-34 no intervalo, que nos permitia continuar na corrida...
No 3º período mantivemos a diferença pontual e nos últimos 2 minutos, após alguns turnovers, tivemos o período menos positivo do jogo que terminava com o resultado desfavorável de 43-57.
O último período foi bastante atípico, em que alternámos períodos de recuperação no resultado com períodos de falta de experiência e maturidade.
O jogo terminava com o resultado desfavorável de 62-72 e com uma exibição excelente, com atitude e energia.
Colectivamente fomos uma equipa determinada, guerreira e lútamos até ao último segundo por cada bola...
Individualmente não destacarei nenhuma atleta em virtude do esforço colectivo demonstrado...
sábado, 3 de maio de 2008
Título Campeão Distrital
Após o jogo contra a equipa dos Unidos de Tortosendo foram entregues as medalhas e a taça respeitamente ao título distrital de sub-16.
Uma cerimónia simples mas de extrema importância para o clube, atletas e pais.
A cerimónia terminou com a entrega da taça ao capitão de equipa - Mafalda Fontes.
Uma cerimónia simples mas de extrema importância para o clube, atletas e pais.
A cerimónia terminou com a entrega da taça ao capitão de equipa - Mafalda Fontes.
Parabéns a todos pelo esforço e pelo objectivo conquistado!
Luís Correia (Treinador B.C. Pombal)
sábado, 26 de abril de 2008
Taça Nacional de Cadetes - 9ª Jornada
O jogo disputado na sexta-feira, dia 25/04/08, pelas 17h00 no Pavilhão Eduardo Gomes, permitia cimentar a posição de 5º lugar, num confronto directo com os nossos adversários do distrito da Guarda, a equipa dos Unidos de Tortosendo.
A vitória no jogo da 1ª volta por 6 pontos de diferença fazia prever um jogo equilibrado o que na realidade se veio a verificar.
Tal como no 1º jogo, o 1º período foi equilibrado e acabou com a diferença de 2 pontos a favor dos visitantes (9-11). Com apenas 4 lançamentos convertidos em 22 tentativas não conseguimos um resultado positivo nestes primeiros 10 minutos.
Com o 2º período a decorrer invertemos a situação, convertendo 11 lançamentos em 18 tentativas que nos permitiu, em conjunto com uma defesa pressionante, um score de 21-6 passando a liderar o marcador ao intervalo por 30-17.
Com o início do 3º período veio a necessidade de conservar a diferença e, se possivél, aumentá-la. O resultado, no final deste período, de 39-25 cumpria o objectivo de manter a liderança do marcador.
O 4º período foi um espelho do anterior e chegámos ao final do encontro com uma vantagem de 15 pontos (47-32) que nos permite manter o 5º lugar. Mais uma vez a baixa de percentagem de lançamentos convertidos na 2ª parte (15%) não permitiu um resultado mais expressivo, situação que temos de melhorar obrigatoriamente se quiseremos atingir objectivos mais ambiciosos...
O destaque colectivo vai para o empenho de todas as jogadoras que, mesmo em situações de inferioridade física, nunca viraram cara a nenhuma disputa de bola!
Individualmente o destaque vai para as atletas Mafalda Fontes (18 pontos), Inês Santos (7 pontos) e Ana Sofia (6 pontos/10 ressaltos).
Uma palavra de apreço ao público presente no pavilhão e ao apoio incondicional desde o 1º minuto...
Taça Nacional de Cadetes - 8ª Jornada
No domingo, dia 20/04/08, pelas 15h30, no Pavilhão Multiusos de Trancoso iniciámos a 2ª volta da Taça Nacional defrontando a equipa da A.C.R. de Trancoso. Apesar da tranquilidade, após o resultado da 1ª volta, o jogo previa-se díficil.
O jogo deu-se início, com grande desconcentração por parte das nossas atletas, que ficou provado pelo resultado equilibrado, apesar de favorável, no final do 1º período (14-11).
No 2º período, após algumas correcções, conseguimos aumentar a vantagem para 14 pontos (35-21) que se verificava na altura de recolher ao balneário. Esta vantagem deveu-se ao facto de termos melhorado a percentagem de lançamentos.
No 2º período, após algumas correcções, conseguimos aumentar a vantagem para 14 pontos (35-21) que se verificava na altura de recolher ao balneário. Esta vantagem deveu-se ao facto de termos melhorado a percentagem de lançamentos.
O intervalo não foi bom conselheiro e o 3º período foi novamente reflexo de desconcentração, conseguindo apenas aumentar a vantagem para 17 pontos (44-27).
O 4º período, através de um maior controlo de bola, trouxe-nos a tranquilidade no resultado, aumentando para uma vantagem de 29 pontos que se verificou no final do jogo (60-31).
O destaque colectivo revelou-se na atitude de grupo e equipa, permitindo a utilização de todas as jogadoras.
O destaque individual foi para as jogadoras Mafalda Fontes (19 pontos) e Ana Sofia (10 pontos).
Uma palavra de agradecimento aos pais que se descolaram à bonita cidade de Trancoso.
Luís Correia (Treinador do B.C. de Pombal)
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Taça Nacional de Cadetes - 7ª Jornada
A descocação a Tondela, para defrontar o A.C.E.R.T., representante do distrito de Viseu, implicava a definição da equipa que ficaria em 4º lugar no final da 1ª volta. Entrámos no jogo de uma forma determinada e conseguimos uma vantagem no final do 1º período de 10 pontos (16-6) com uma percentagem de 70% de lançamentos de 2 pontos.
No 2º período consentimos uma aproximação lenta do nosso adversário e terminámos a 1ª parte apenas com uma vantagem de 3 pontos (27-24).
Ao contrário da 1ª parte, entrámos desconcentrados e, após alteração para defesa zona por parte do nosso adversário, perdemos a vantagem, acabando o 3º período com uma desvantagem de 1 ponto (38-39). A percentagem de lançamento de campo foi apenas de 11%.
O decisivo 4º período correu de uma forma bastante negativa e com o parcial negativo (5-19) hipotecámos todas as hipóteses de vencer a partida. Com apenas 7 cestos convertidos em 38 tentativas acabámos por ceder neste ultimo período. A falta de experiência veio ao de cima, nesta altura decisiva. O jogo terminava com o resultado final de 42-57 e com uma derrota amarga...
Uma palavra de agradecimento aos pais que nos acompanharam nesta díficil deslocação.
Com este jogo terminámos a 1ª volta no 5º lugar,conforme as previsões iniciais...
Luis Correia (Treinador do B.C. de Pombal)
terça-feira, 15 de abril de 2008
Torneio de Street Basket 3x3 em Pombal
O Município de Pombal, o Basquet Clube de Pombal, o Núcleo de Desporto Amador de Pombal e a A. M. C. R. Cartaria vão organizar no próximo dia 25 de Abril um Torneio de Street Basket 3x3.
As Inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até ao dia 23/04/2008 para o telefone 236 210 551, para o endereço electrónico piscinas@cm-pombal.pt ou entregues no Secretariado da Zona Desportiva (Pavilhão Caldeira).
A Organização irá oferecer o almoço e prémios para todos os participantes.
Estão reunidas as condições para fazer uma boa actividade, só falta mesmo a tua inscrição. Contamos com a tua participação.
terça-feira, 8 de abril de 2008
Taça Nacional de Cadetes - Jornada Dupla (4ª e 6ª)
O fim de semana iniciou-se com um jogo, no sábado pelas 15h no Pavilhão Municipal Eduardo Gomes, contra umas das candidatas à fase final - Telecom, representante do forte distrito de Coimbra.
Fizemos o pior jogo da época e nos primeiros 8 minutos de jogo apenas tinhamos convertido 1 ponto.A pressão da defesa da equipa coimbrã foi determinante para este facto e chegámos ao final do 1º período com o resultado desfavorável de 11-26.
Fizemos o pior jogo da época e nos primeiros 8 minutos de jogo apenas tinhamos convertido 1 ponto.A pressão da defesa da equipa coimbrã foi determinante para este facto e chegámos ao final do 1º período com o resultado desfavorável de 11-26.
Os períodos seguintes foram idênticos e acumulámos erros sucessivos e a evolução do marcador (23-45;28-66;32-82) reflecte a diferença entre as 2 equipas.
Este jogo serviu para analisar o que falta trabalhar para conseguir disputar jogos com equipas de distritos com um basquetebol mais evoluído...
No domingo, pelas 15h no Pavilhão Gimnodesportivo da Redinha, outra tarefa bastante complicada - o jogo com o Vitória S.C., 2ª classificada do distrito de Braga.
Iniciámos o jogo de uma forma desconcentrada e aos 6 minutos perdiamos por 4-9.
Após um desconto tempo conseguimos virar o resultado, com um parcial de 9-0, terminando o 1º período com uma vantagem de 5 pontos (17-12).
O 2º período foi bastante equilibrado e conseguimos ampliar a diferença para 7 pontos, terminando a 1ª parte com o resultado favorável de 28-21.
O 3º período foi uma cópia do 2º e conseguimos aumentar a vantagem para 10 pontos, encerrando o 3º período com o resultado positivo de 39-29.
A decisão do vencedor foi adiada para o 4º período e o Vitória S.C. consegui recuperar para uma diferença miníma de 1 ponto, quando faltavam 6 minutos para o final da partida.
Foi então que nos ultímos 5 minutos, com um parcial de 18-10, conseguimos obter esta brilhante vitória, com o resultado final favorável de 59-50, num fim de semana bastante desgastante...
Em termos colectivos destaco a vontade de vencer e de repor a imagem do grupo, após o desaire do dia anterior e em termos individuais destaco as atletas Mafalda Fontes (19 pontos), Ana Sofia (19 pontos), Ana Bia (9 pontos) e Ana Raquel (8 pontos).
Quero agradecer às atletas pelo empenho demonstrado e aos pais pelo apoio demonstrado nas 2 partidas...
Luís Correia (Treinador do B.C. de Pombal)
terça-feira, 18 de março de 2008
Taça Nacional de Cadetes - 5ª Jornada
Tal como previ, foi um jogo bastante díficil e acabámos por perder por 61-44.
O GDB de Leça é uma equipa forte, representante de um distrito também forte, com jogadoras físicamente bem constítuidas, experientes e técnicamente evoluídas.
O 1º período foi equilibrado, terminado com um resultado desfavorável (13-10). Algum nervosismo inicial e o número de faltas cometidas foram reflexo do que se passou neste período inicial.
No 2º período mantivemos o equilíbrio no marcador e nos últimos 2 minutos não conseguimos manter o nível exibicional e a diferença disparou para 31-22, resultado que se verificava ao intervalo.
Após o intervalo, iniciamos o jogo com determinação de recuperar a desvantagem, mas foi neste 3º período que ficou decidido o jogo com um parcial de (20-11). Neste período veio ao de cima a experiência das jogadoras da equipa adversária e a menor competitividade e experiência da equipa em situações em que o resultado é desfavorável.Terminava este 3º período com o resultado de 51-33.
O objectivo para o período final foi de tentar reduzir a desvantagem e honrar a camisola que vestem, o que conseguimos através de uma atitude de luta, determinação e esforço colectivo...
O jogo terminava com o resultado (61-44) que espelha a diferença actual das 2 equipas.
Em termos colectivos destaco a vontade, luta, entreajuda e dedicação que as atletas colocaram em cada momento do jogo, demonstrando um crescimento e amadurecimento como jogadoras e grupo.
Em termos individuais destaco as atletas Mafalda Fontes (18 pontos), Ana Sofia (8 pontos) e Ana Raquel (8 pontos) e o regresso à competição da Bárbara "Xana" Poiares.
No 2º período mantivemos o equilíbrio no marcador e nos últimos 2 minutos não conseguimos manter o nível exibicional e a diferença disparou para 31-22, resultado que se verificava ao intervalo.
Após o intervalo, iniciamos o jogo com determinação de recuperar a desvantagem, mas foi neste 3º período que ficou decidido o jogo com um parcial de (20-11). Neste período veio ao de cima a experiência das jogadoras da equipa adversária e a menor competitividade e experiência da equipa em situações em que o resultado é desfavorável.Terminava este 3º período com o resultado de 51-33.
O objectivo para o período final foi de tentar reduzir a desvantagem e honrar a camisola que vestem, o que conseguimos através de uma atitude de luta, determinação e esforço colectivo...
O jogo terminava com o resultado (61-44) que espelha a diferença actual das 2 equipas.
Em termos colectivos destaco a vontade, luta, entreajuda e dedicação que as atletas colocaram em cada momento do jogo, demonstrando um crescimento e amadurecimento como jogadoras e grupo.
Em termos individuais destaco as atletas Mafalda Fontes (18 pontos), Ana Sofia (8 pontos) e Ana Raquel (8 pontos) e o regresso à competição da Bárbara "Xana" Poiares.
Uma palavra final aos pais e dirigentes que se deslocaram à cidade de Matosinhos, tendo ajudado a equipa no jogo e nos momentos de lazer e à excelente arbitragem da dupla que se deslocou ao pavilhão...
Retomaremos a competição no próximo dia 05/04/08, pelas 15h00 no Pavilhão Municipal Euardo Gomes frente à equipa da Telecom Coimbra...
Resultados e Classificação
Luís Correia (Treinador do B.C. de Pombal)
P.S.: Quero agradecer, em nome pessoal e do clube, a forma simpática e cordial como fomos recebidos pela equipa técnica do GDB de Leça e fica a promessa de retribuir quando visitarem a cidade de Pombal.
sexta-feira, 14 de março de 2008
Taça Nacional de Cadetes - Antevisão (5ª Jornada)
No próximo domingo, pelas 11h00, vamos à cidade de Matosinhos para defrontar a equipa do Grupo Desportivo Básquete de Leça, representante do distrito do Porto.
Avizinha-se mais um confronto bastante díficil, dada a competitividade das equipas deste distrito e a qualidade dos clubes (treinadores, atletas, dirigentes e infraestruturas) que é uma característica desta zona do país...
Vamos fazer o melhor possivél e tentar equilibrar o resultado...
Avizinha-se mais um confronto bastante díficil, dada a competitividade das equipas deste distrito e a qualidade dos clubes (treinadores, atletas, dirigentes e infraestruturas) que é uma característica desta zona do país...
Vamos fazer o melhor possivél e tentar equilibrar o resultado...
Luís Correia (Treinador do B.C. de Pombal)
terça-feira, 11 de março de 2008
Vila Nova de Poiares recebe 19ª jornada da Liga
A 19ª jornada do Campeonato da Liga dos Clubes de Basquetebol será disputada em Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra. O Pavilhão Gimnodesportivo Municipal da localidade receberá, no fim-de-semana de 15 e 16 de Março, os quatro encontros da ronda.
O périplo do campeonato da Liga conhece, no próximo fim-de-semana (15 e 16 de Março), a sua sexta e penúltima paragem e, depois de Trancoso, Oliveira do Bairro, Grijó, Vale de Cambra e Cantanhede, a localidade escolhida para receber a 19ª jornada é Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra.
Calendário da 19ª jornada:Sábado, 15 de Março
Ovarense Aerosoles - Belenenses Hyundai Lusifor (14h45)
Lusitânia Angra Património Mundial - Casino Figueira Ginásio (17h)
Domingo, 16 de MarçoFC Barreirense - Vagos Lusavouga Dewalt (14h45)
FC Porto Ferpinta - CAB Madeira (17h)
segunda-feira, 10 de março de 2008
Super Minis - Preparar o Futuro
Nenhum clube sobrevive se não tiver um bom suporte. Neste blog vamos apresentar o nosso. Com o escalão de Iniciados Masculinos garantido para a época 2008/2009, a nossa meta passa agora por garantir também Iniciados Femininos. Aqui fica uma pequena amostra (porque ainda há mais) de quem são os nossos Super Minis.
Jorge Martins 2008
sábado, 8 de março de 2008
Convocatória para o Estágio de Páscoa da Selecção Distrital Sub-16
Parabéns às jogadoras seleccionadas e para as restantes uma palavra de total confiança no trabalho que têm desenvolvido, com a esperança de serem as próximas a participar na equipa que representa o distrito de Leiria.
Consulte aqui a convocatória.
Bom trabalho e boa sorte!
Luís Correia (Treinador do B.C. de Pombal)
sexta-feira, 7 de março de 2008
Taça Nacional de Cadetes - Antevisão (4ª Jornada)
Em virtude da impossibilidade da nomeação de árbitros, por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol, para a 4ª jornada, o jogo com o Vitória S.C. foi adiado para um data a definir.
Os responsáveis do B.C. de Pombal propuseram a alteração da data de realização do jogo para o dia 09/03/08 às 17h30, em virtude da equipa de juniores do Vitória S.C. também se deslocar a Pombal.
Esta proposta não teve a concordância da equipa contrária.
Apesar dos esforços, o jogo irá ser realizado em data a determinar.
Luís Correia (Treinador do B.C. Pombal)
domingo, 2 de março de 2008
Taça Nacional de Cadetes - 3ª Jornada
Jogo bastante díficil, tal como tinha referido anteriormente, frente a umas das equipas candidatas à Fase Final.
Tentámos iniciar o jogo utilizando o factor surpresa, através de trocas no sistema defensivo que surtiram efeito nos instantes iniciais.
Tentámos iniciar o jogo utilizando o factor surpresa, através de trocas no sistema defensivo que surtiram efeito nos instantes iniciais.
Após os 5 minutos iniciais o resultado já era desvantajoso (6-16) em parte devido ao numero de bolas perdidas, fruto da agressividades defensiva da equipa do G.R.I. Brandoense, tendo terminado o 1º período com uma desvantagem de 14 pontos (10-24).
No 2º período equilibrámos a partida e fomos para o intervalo com uma desvantagem de 18 pontos (20-38).
No intervalo foram discutidos alguns ajustes na atitude da equipa o que provocou uma mudança no empenho e esforço de recuperação no resultado.
Apesar do esforço, não conseguimos diminuir a desvantagem e chegámos ao final do 3º período a perder por 28-54.
O objectivo para o 4º período foi de diminuir a desvantagem e dar mais tempo de jogo a algumas jogadoras menos utilizadas.
O jogo chegava ao fim com o resultado de 37-61 que é o espelho da diferença actual entre as 2 equipas.
Parabéns às justas vencedoras e quanto à equipa que oriento, espero que tenham crescido como jogadoras, jovens e grupo...
Que esta derrota seja motivadora para a necessidade de mais treino e de encarar os próximos jogos como uma forma de mostrar o nosso valor frente a equipas teóricamente mais fortes...
O destaque desta jornada vai para as jogadoras Inês Silva (7 pontos/8 ressaltos) e Mariana Pontes (8 pontos).
Uma palavra final para o público que se deslocou ao pavilhão pelo apoio que deu às jogadoras de ambas as equipas!
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Taça Nacional de Cadetes - Antevisão (3ª Jornada)
No próximo sábado iremos receber o G.R.I. Brandoense que é, na minha opinião, o grande candidato ao título da zona norte. Avizinham-se grandes dificuldades mas, acima de tudo e independemente do resultado, iremos deixar no campo todo o nosso querer e vontade para que possamos sair do jogo com a sensação do dever cumprido...
Desejo uma boa viagem à equipa do G.R.I. Brandoense na visita à cidade de Pombal e até sábado, pelas 17 horas no Pavihão Eduardo Gomes!
Luís Correia (Treinador do B.C. de Pombal)
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Taça Nacional de Cadetes - 2ª Jornada
Nesta 2ª jornada vamos deslocar-nos até Tortosendo, localidade a cerca de 6 km da Covilhã, para defrontar o campeão distrital da A.B. Castelo Branco. Vamos aguardar pelo que nos reserva este jogo...
O jogo, tal com esperava, foi bastante equilibrado. O resultado foi favoravél e acabámos por ganhar por 6 pontos de diferença (46-40).
Os parciais (12-14, 24-24, 32-35, 46-40) revelam que a diferença pontual foi sempre pequena e que o último período revelou-se decisivo com um parcial (14-5) decisivo para o desfecho do jogo.
A defesa zona 2-3 dificultou-nos a concretização e só no último período conseguimos adaptar-nos às tabelas e aros, que revelavam um grau de inclinação anormal para a prática basquetebolística para um escalão de formação. A dupla técnica que apitou o jogo foi advertida para esta situação, apesar de ser idêntica para as duas equipas. Penso que esta situação deverá ser revista sob pena de estarmos a prejudicar a correcta formação dos jovens que orientamos...
O número de turnovers (54) revelou o nervosismo e a disputa empregue por ambas as equipas, fazendo com que o resultado fosse relativamemte baixo.
O público vibrou em cada cesto convertido o que ajudou as atletas em termos de entrega e disputa pela posse de bola.
O jogo acabou por se decidir na recuperação de bolas e no acerto dos lançamentos exteriores (44% de 3 pontos) no 4º período.
Quero deixar uma palavra final a todos os pais que apoiaram as nossas atletas nesta deslocação difícil onde nada faltou, desde o momento da partida até à chegada nocturna mas com a sensação do dever cumprido.
O destaque vai para as atletas Melissa Duarte (4 triplos/14 pontos), Mafalda Fontes (13 pontos/10 bolas recuperadas) e Ana Sofia (6 ressaltos/4 faltas sofridas).
Segue-se a 3ª jornada com a recepção à equipa do Brandoense , num embate muito difícil ...
Resultados e Classificação
Resultados e Classificação
Luís Correia (Treinador do B.C. Pombal)
P.S.: Quero desejar, em nome pessoal, das atletas, do clube e dirigentes, rápidas melhoras às atletas do Unidos de Tortosendo que saíram lesionadas e que iniciem a prática desportiva o mais cedo possivél.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Taça Nacional de Cadetes - 1ª Jornada
No passado dia 17/02/08, pelas 17h, no Pavilhão da Redinha iniciámos a participação na Taça Nacional de Cadetes, com a recepção à equipa representante da A.B. de Viseu - A.C.R. Trancoso. A ansiedade era grande da parte das atletas, dirigentes e pais. Era o ínicio de um novo ciclo competitivo e recaía a responsabilidade de representação de uma cidade, região e distrito...
No balneário a concentração foi grande e foram dadas as principais instruções para a partida. O mais importante era deixar tudo dentro de campo. A vontade de jogar, o companheirismo, a dedicação, o esforço, a dor física do cansaço e dos contactos...
Os primeiros 10 minutos foram jogados com bastante nervosismo que ficou revelado nos inumeros erros cometidos por ambas as equipas (bolas perdidas e percentagem de lançamentos). O 1º período terminava com o resultado 17-5.
Com as correcções no ataque e substituições efectuadas no ínico do 2º período conseguimos aumentar a vantagem para 20 pontos aos 15 minutos, o que tranquilizou a equipa e permitiu jogar mais pausadamente. O intervalo chegava com o resultado de 33-13.
Após a pausa para o descanso, iniciámos o 3º período como tinhamos terminado o anterior - pressão defensiva, saídas rápidas para o ataque e posse de bola. Aos 25 minutos a diferença era de 28 pontos e no final do 3º período o resultado era 53-20.
No 4º período mantivemos a mesma postura e aos 35 minutos a diferença cifrava-se nos 41 pontos.
O jogo terminava com uma vitória por 73-26 e iniciávamos a fase nacional com o pé direito...
O destaque deste jogo foi para a atleta Ana Carolina - 19 pontos e 13 ressaltos.
Luís Correia (Treinador do B.C. Pombal)
Época 2007/2008
Tudo comecou com um convite, por parte da direcção do Basquete Clube de Pombal, para um novo desafio na cidade de Pombal.
Depois de um ano celibatário, após a conquista de um título nacional, decidi aceitar a proposta que foi feita e tentar dar continuidade ao excelente trabalho levado a cabo pelo meu antecessor - Jorge Martins.
O projecto é aliciante e após uma breve apresentação às atletas foram delineados os vários objectivos:
- Ao nível da formação, consolidar os fundamentos do basquetebol, melhor os níveis de organização no campo, implementar movimentos tácticos defensivos e ofensivos, maximizar as qualidades individuais e colectivas do grupo, fomentar o espírito de grupo e incentivar actos de desportivismo, solidariedade e sacríficio;
- Ao nível desportivo, tentar ganhar o Campeonato Distrital e aceder à Taça Nacional de Cadetes, procurando representar dignamente o clube, a cidade e o distrito de Leiria.
O plantel é composto por 14 atletas, tendo 4 nascido no ano de 1992, 9 no ano de 1993 e 1 no ano de 1994:
- Ana "Bea",14 anos, Base;
- Ana Carolina, 14 anos, Extremo/Poste;
- Inês Santos, 14 anos, Extremo/Poste;
- Inês Silva, 14 anos, Extremo;
- Mafalda Fontes, 15 anos, Base;
- Mariana Pontes, Extremo/Poste;
- Melina Costa, 15 anos, Base;
- Melissa Duarte, 16 anos, Base/Extremo;
- Rafaela Freitas, 14 anos, Base/Extremo;
- Ana Raquel, 15 anos, Extremo/Poste;
- Rita Mendes, 14 anos, Base;
- Ana Sofia, 14 anos, Extremo/Poste;
- Vânia Silva, 14 anos, Base;
- Bárbara "Xana", 14 anos, Base/Extremo.
Estas são as nossas atletas que irão entrar em todos os jogos determinadas para fazerem uma das coisas que lhes dá prazer - jogar basquetebol...
Luís Correia (Treinador do B.C. Pombal)
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Taça Nacional de Cadetes - Zona Norte
A equipa ficou colocado na Zona Norte da XI Taça Nacional de Cadetes Femininos (sub-16).
O campeonato é composto por 8 equipas dos distritos de Aveiro (Brandoense), Braga (Vitória S.C.), Coimbra (Telecom Coimbra), Castelo Branco (Unidos Tortosendo), Guarda (ACR Trancoso), Leiria (B.C. de Pombal), Porto (Basquete de Leça) e Viseu (A.C.E.R. Tondela).
O campeonato é composto por 8 equipas dos distritos de Aveiro (Brandoense), Braga (Vitória S.C.), Coimbra (Telecom Coimbra), Castelo Branco (Unidos Tortosendo), Guarda (ACR Trancoso), Leiria (B.C. de Pombal), Porto (Basquete de Leça) e Viseu (A.C.E.R. Tondela).
Na minha opinião, o campeonato pode ser dividido em duas zonas:
- As candidatas à Fase Final, composta pela equipas do Brandoense,Telecom Coimbra, Basquete de Leça e Vitória S.C., em representação de distritos com tradição no basquetebol nacional, com campeonatos distritais bastante disputados, que ficaram classificadas em 3º,2º,4º e 2º lugares respectivamente e são distritos com representação no Campeonato Nacional de Cadetes (sub-16);
- A mais nivelada, composta pelas restantes equipas, que representam distritos menos competitivos a nível nacional e com campeonatos desequilibrados.
Os objectivos do clube, equipa técnica e jogadoras é de representarem dignamente a cidade e o distrito em que estão inseridas, sempre com atitudes de disputa, garra, emoção, dedicação, lealdade e respeito pelo adversário!
Naturalmente na componente competitiva o objectivo será ficar na melhor classificação da zona que foi acima referida.
Luís Correia (Treinador do B.C. Pombal)
Campeonato Distrital - Cadetes Femininos
A equipa de Cadetes Femininos sagrou-se campeã distrital com 15 pontos, 7 vitórias e 1 derrota.A média de 95 pontos marcados e 22 pontos sofridos revela a supremacia da equipa mas também um indesejado desiquilíbrio entre as equipas deste escalão.Este foi o único campeonato feminino disputado apenas com equipas do distrito de Leiria o que revela o nível competitivo do distrito, comparativo com as competições nacionas, e é importante que os orgãos dirigentes da A.B. Leiria reflictam e actuem para que esta situação mude, para um saudável desenvolvimento do desporto distrital.
O campeonato iniciou-se em 28/10/07 com a deslocação ao pavilhão do B.C. do Lis tendo o resultado final (81-8) reflectido o desnível existente entre as equipas. Seguiram-se vitórias sobre os restantes adversários (Os Pimpões, A.M.C.R. Cartaria e Sp. Marinhense).
O jogo mais equilibrado aconteceu na 7ª jornada, na deslocação às Caldas da Rainha, no confronto com Os Pimpões, tendo perdido por uma diferença de 3 pontos.
O campeonato terminava com a deslocação à Marinha Grande, no dia 12/01/08, com uma vitória expressiva (122-25).
A equipa terminou invicta nos jogos em casa.
Segue-se a X Taça Nacional de Cadetes Femininos (sub-16) na Zona Norte...
Luís Correia (Treinador do B.C. Pombal)
Subscrever:
Mensagens (Atom)